Resenha do livro "O milagre da manhã"

Onde você está é resultado de quem você era, mas para onde você vai depende inteiramente de quem você escolhe ser a partir deste momento.

Stéfano Girardelli
7 min readMay 11, 2020
Foto autoral

Algumas vezes na nossa vida, vivenciamos experiências tão marcantes que alteram nossa forma de enxergar o mundo, moldam nossos pensamentos e transformam nossas atitudes. Me recordo de diversas vezes em que isso aconteceu comigo e “O Milagre da manhã” de Hal Elrod foi responsável por uma delas. Por isso, este é o livro que decidi compartilhar com você desta vez.

Porque decidi ler “O Milagre da manhã”

Nunca fui o aluno exemplar, o que tirava as melhores notas ou aquele que lia mais livros, e por muito tempo isso não me incomodou. Quando fiquei mais velho, continuei tendo dificuldade para manter uma rotina de leitura, mas a partir daí comecei a me sentir frustrado e estagnado. Decidi que precisava tomar uma atitude em relação a isso, pois queria evoluir profissionalmente, me desenvolver como pessoa e ampliar meu repertório cultural.

Questionei amigos e colegas de trabalho sobre boas recomendações de leitura, atualizei minha lista e decidi iniciar pelo livro que vamos falar nesta resenha.

Antes de começarmos, vamos explorar alguns pontos. Esta obra aborda o desenvolvimento pessoal em sua plenitude e, assim como qualquer livro, devemos estar preparados para absorver o seu conteúdo de coração aberto, sem preconceitos. Portanto, se você chegou a um ponto da vida em que precisa de uma motivação diferente das que está habituado, é necessário arriscar algo novo. Se você está querendo realmente mudar de vida, reciclar seus pensamentos e amadurecer, este livro é para você.

“Se você quer que sua vida seja diferente, precisa estar disposto a fazer algo diferente” — Kevin Bracy

Dito isso, um dos motivos que me fez chegar até essa obra foi a relação rápida que fiz do título com a minha imensa dificuldade de acordar cedo (desde criança). Fui extremamente cético, mas decidi compra-lo porque queria me esforçar para mudar essa característica.

Ao começar minha leitura, na primeira página, me deparei com diversos depoimentos e me identifiquei com muitos deles. Grande parte dos leitores tinham problemas em gerenciar o tempo, desenvolver projetos pessoais, organizar a rotina e ter uma boa noite de sono. Pode soar como sensacionalismo, mas pessoas extremamente relevantes alegaram ter mudado de vida após ler e colocar em prática as sugestões do livro.

Para os que me conhecem, sabem que sou uma pessoa extremamente otimista e isso foi suficiente para me fazer devorar o livro em poucos dias.

Sem mais delongas, O milagre da manhã é uma obra com o objetivo de auxiliar pessoas do mundo todo a criarem uma rotina matinal de desenvolvimento pessoal através de várias ferramentas. A obra não se trata de “você precisa acordar as 5h da manhã para ser bem sucedido” como muitos a julgam. Ela aborda diversas maneiras de olhar para o seu dia sobre outra óptica afim de retirar hábitos ruins e substituí-los por hábitos saudáveis antes de ir ao trabalho, quando você tem disposição, energia e motivação. E se você acorda se arrastando, tudo bem, o livro também te ajuda a superar isso.

Os salvadores da vida

No início do livro, o autor se apresenta e explica como e porque escreveu o Milagre da manhã. Sua história de superação é incrível e fundamental para contextualização, mas vamos guardar ela para sua leitura. Com isso, um dos capítulos que trouxe é sobre as seis práticas que vão te ajudar a se desenvolver, denominadas pelo autor como “Os salvadores da vida”. Veja a seguir:

Silêncio

Basicamente, fala-se sobre o poder transformador do silêncio intencional, através da meditação e outras atividades. Não sei se você teve experiência com essa prática, mas é uma técnica milenar que auxilia a humanidade em todos os fatores da vida. E se você quiser ser uma pessoa focada, com paz de espírito e clareza, certamente isso pode te ajudar.

“Você pode aprender mais em uma hora de silêncio do que em um ano de leituras”. — Matthew Kelly

Mais que isso, quando essa prática é executada, durante a manhã, você prepara a a mente para todos os acontecimentos do seu dia. O resultado de uma rotina de silêncio intencional é uma mente equilibrada e pronta para adversidades.

Afirmações

Provavelmente você já viu sobre essa técnica em algum lugar, ela consiste em ferramentas que você molda a partir dos seus objetivos de vida afim de fortalecer seus pensamentos em direção a estas conquistas. Assim, você desenvolve uma série de frases que representam seus desejos e as repete para si mesmo com uma certa frequência.

Vale ressaltar que é amplamente utilizada por pessoas de relevância mundial como Will Smith, Jim Carrey, Muhammad Ali, Oprah e muitos outros.

Visualizações

Esta é a prática de gerar resultados no mundo externo a partir de imagens mentais sobre situações específicas que você quer que aconteça. Por exemplo:

“Jim Carrey escreveu um cheque para si mesmo em 1987 no valor de dez milhões de dólares. Ele colocou a data como “Dia de ação de graças, 1995) e adicionou a descrição: “Pelos serviços de atuação prestados.” e em 1994 recebeu dez milhões de dólares pelo protagonismo em Débi e Loide.”

Precisa falar algo mais?

Exercícios

Já dizia Tony Robbins, “Movimento gera emoção”. Imagino que não seja necessário entrar em detalhes neste salvador da vida, afinal, espero que você saiba dos inúmeros benefícios provindos de atividades físicas.

Além disso, incluí-los na sua rotina matinal pode potencializar estes benefícios, te deixar com mais energia para enfrentar o dia, fazer o sangue fluir e encher os pulmões de oxigênio. Saiba que, independente se tem costume de praticar durante outro horário, se exercitar pela manhã te ajuda na construção da rotina de desenvolvimento pessoal que você busca.

Leitura

Esta prática, em particular, se tornou minha preferida. Enquanto fazia o desafio do milagre da manhã proposto pelo livro, foi o momento em que mais desenvolvi minha rotina de leitura. Foi o fator fundamental para que eu despertasse todos os outros gatilhos que me trouxeram até aqui, inclusive seguir com essa série de resenhas.

Percebi que ler sobre desenvolvimento pessoal durante a manhã me fazia aplicar todos os conhecimentos absorvidos no meu dia-a-dia com maior facilidade. Por outro lado, ler sobre assuntos diversos, como ciência, história, sociologia afetavam meu desempenho e assim optei por este tipo de leitura em outros momentos.

Outra lição importante que aprendi é: Antes de começar a ler qualquer livro, me pergunto qual meu objetivo e o qual o resultado pretendo atingir através da sua leitura. Dessa forma, passei a aproveitar cada obra de uma forma singular.

Escrita

Esta etapa fala sobre outra prática adotada por pessoas bem sucedidas, que muitas vezes ouvimos por aí e pensamos “isso não é pra mim”. Complementando as atividades anteriores, esta é sobre manter um diário. Dentre os benefícios, o autor cita a obtenção de maior clareza dos seus atos, possibilidade de registrar ideias, relembrar lições aprendidas e reconhecimento de progresso.

É óbvio o quanto isso pode ajudar a nos desenvolvermos, mas cá entre nós, exige muita disciplina e apesar das diversas dicas presentes no livro, até hoje não consegui manter um atualizado.

Organizando sua manhã

Após conhecer as práticas, Hal sugere um exemplo de cronograma com a duração de 60minutos, para fazer assim que você acordar:

  • Silêncio (5 minutos)
  • Afirmações (5 minutos)
  • Visualização (5 minutos)
  • Exercícios (20 minutos)
  • Leitura (20 minutos)
  • Escrita (5 minutos)

Contudo, você pode adaptar da forma que bem desejar, o cronograma não é uma regra. Inclusive, ele sugere uma forma de praticar em apenas 6 minutos, caso você já precise acordar muito cedo para ir ao trabalho e não consiga reduzir 60 minutos de sono.

Com isso, trazendo essas atividades para sua manhã, antes de começar o dia, tudo pode mudar! Vai ser difícil no começo, mas o importante é se esforçar. Lembre-se:

“Disciplina cria estilo de vida” — Peter Voogd

Considerações sobre o livro

Me considero suspeito para escrever sobre, afinal, é o meu livro preferido. Fiz com que todas as pessoas que eu amo também o lessem e os resultados foram incríveis. Em um capítulo dele, aprendemos a lógica por trás do pensamento que somos a média das 5 pessoas que mais convivemos. Assim, precisamos fazer nossa parte e também precisamos nos cercar de pessoas boas que estão dispostas a crescer e sair do marasmo.

Pode parecer exagero — e eu sei que sou exagerado as vezes — mas a cada vez que lia um pouco desse livro, recebia uma bomba psicológica de endorfina que me dava energia para fazer TUDO que eu tinha planejado para o dia.

Uma das descrições que Hal trás para explicar essa sensação é a comparação de quando éramos crianças e estávamos ansiosos para dormir na noite de natal para acordar no dia seguinte pulando da cama atrás dos presentes. E, de fato, fui influenciado por essa relação e ao começar a praticar o milagre da manhã, ao qual me comprometi a acordar todos os dias 6h, mesmo tendo dificuldades a vida toda, passei a me levantar antes mesmo do despertador tocar.

Finalizando a leitura, para ajudar na prática, o autor sugere um desafio de 30 dias para que essas atividades virem rotina e continuem mudando sua vida mesmo após terminar o livro. Com isso, me preparei para começar. Organizei tudo que precisava, visualizei meus objetivos e comecei o desafio!

Nos primeiros dias eu acordava com a energia de um viking que estava se preparando para a guerra a espera do salão de Valhalla. No entanto, nem tudo é um mar de rosas… A medida que o desafio foi passando, foi ficando cada vez mais difícil. O mais interessante é que o livro já mencionava todos os estágios e quais seriam as sensações durante eles.

Próximo do término, precisei fazer uma viagem que comprometeu totalmente meus horários. Resumindo, não concluí o desafio! E apesar de tudo, o que quero compartilhar com você é que mesmo não concluindo, este livro trouxe benefícios irreversíveis para minha vida. Desde mudança de pensamentos até o desenvolvimento de hábitos extremamente construtivos.

Por isso, venho através desta resenha lhe fazer um convite. Se você se encontra em um momento de angustia, dificuldades de sair do lugar ou enxergar como evoluir, dê uma chance para o Milagre da manhã.

“Onde você está é resultado de quem você era, mas para onde você vai depende inteiramente de quem você escolhe ser a partir deste momento.”

Espero ter contribuído de alguma forma.
E não se esqueça: se ler, me conte o que achou!

Forte abraço,
– Stéfano Borges Girardelli.

--

--